BOM DIA PESSOAL!! ESCREVO PARA AVISAR QUE DIA 08/12, SÁBADO, ÀS 9:00 HORAS DA MANHÃ, OCORRERÁ UMA REUNIÃO SOBRE INICIAÇÃO CIENTÍFICA QUE CONTARÁ COM AS PARTICIPAÇÕES DO PROFESSOR NÍCOLAS ALBUQUERQUE E A MINHA. O LOCAL SERÁ NO CAMPUS MEMORIAL, OITAVO ANDAR, SENDO O PONTO DE ENCONTRO EM FRENTE À SALA DOS PROFESSORES. O GRUPOS DE PESQUISA REPRESENTADOS SÃO OS DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA E O DE BIO-DIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO. A REUNIÃO É ABERTA À PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ALUNOS. POR FAVOR, DIVULGUEM. OBRIGADO.
sexta-feira, 30 de novembro de 2012
segunda-feira, 19 de novembro de 2012
O DARWINISMO E A EVOLUÇÃO HUMANA
Quem já leu uma das biografias de Charles Darwin (e de Alfred Russell Wallace) sabe que uma das influências mais marcantes para o desenvolvimento da teoria da seleção natural foi a leitura que ele fez do reverendo Thomas Malthus, acadêmico que escreveu sobre economia política, cuja obra An Essay on the Principle of Population (1798) aborda os problemas relacionados ao crescimento populacional, a saber fome e doenças, pois a população humana cresce em uma progressão geométrica enquanto que a produção dos alimentos cresce em progressão aritmética. Partindo desta conclusão, Malthus critica as leis assistenciais voltadas para os pobres da Inglaterra.
Darwin extrapolou o raciocínio de Malthus para explicar o princípio de seleção natural que é responsável pela mudança que as espécies sofrem ao longo do tempo, diversificando-se ou extinguindo-se.
Hoje os biólogos evolucionistas são quase que unânimes quanto à aplicação do princípio da seleção natural como mecanismo da evolução. Todavia, uma pergunta no ar:
O CAPITALISMO É PRODUTO DA SELEÇÃO NATURAL OU A SELEÇÃO NATURAL É PRODUTO DO CAPITALISMO?
Esse pergunta pode parecer tola, mas chama a atenção para um aspecto da construção do conhecimento científico que é um tanto negligenciada a saber, o contexto econômico, político e social do desenvolvimento da ciência; até que ponto o homem, a sua forma de organização política, social, cultural e econômica podem servir de modelo ou de analogia para o que acontece na natureza.
terça-feira, 9 de outubro de 2012
Depois de um longo tempo de pausa, volto a publicar no "blog", agora abordando assuntos relacionados ao ensino de Biologia no Brasil em todos os níveis. Deparei-me hoje coma publicação "O Biólogo", revista do Conselho Regional de Biologia (CRBio 1), no qual saiu uma matéria sobre a Associação Brasileira de Ensino de Biologia, que conta um pouco sobre a fundação e a atuação no âmbito do ensino e da pesquisa. Digitando o endereço da entidade no navegador, tive acesso às publicações da associação e encontrei textos muito interessantes que podem nos ajudar a entender melhor os problemas do ensino de Biologia no Brasil. para comecar. recomendo a leitura do Informe 01 2007/2009, no qual é possível encontrar um texto que discute a substituição do vestibular tradicional pelo Enem. O texto está intitulado:
Debate Educacional
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
A autora é Ângela C. Siqueira, professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense
O endereço de acesso para o informe, assim como para as publicações "on line" é:
http://www.sbenbio.org.br/
Aguardem mais para os próximos dias.
Assinar:
Comentários (Atom)