Eu sei o quão difícil é para as pessoas terem acesso à literatura publicada em inglês devido à barreira linguística e devido à cotação do dólar que encarece o preço dos livros e está tornando inviável a sua importação. Todavia, sinto-me no dever de divulgar para que as pessoas saibam da existência e da importância da literatura técnico-científica e de divulgação e sejam estimuladas a pesquisar sobre os assuntos.
Os livros são os seguintes:
The shape of life: genes, development and the evolution of animal form de Rudolf A. Raff de 1996 520 pp. University of Chicago Press
Este livro aborda alguns aspectos históricos sobre a biologia do desenvolvimento e o seu papel para a compreensão da formação dos animais, da sua diversidade e da evolução. Aborda também o papel que a genética passou a desempenhar a partir do início do século XX e os conflitos que resultaram em um divórcio entre embriologia e genética e depois a reconciliação entre as duas disciplinas para formar a Biologia do Desenvolvimento Evolutivo. O livro apresenta também uma abordagem abrangente sobre a evolução dos animais e sobre os métodos utilizados para resgatar a história evolutiva das linhagens de animais, tais como a sistemática filogenética e a sistemática molecular. Esse livro inspirou a série de documentários produzidos pela National Geographic Society intitulada The shape of life, disponível em DVD e no Youtube.
Shapes of time: the evolution of growth and development de Kenneth McNamara, 1997, 342 pp. John Hopkins University Press.
Neste livro o autor apresenta os aspectos mais importantes da Biologia do Desenvolvimento, contextualiza a Biologia do Desenvolvimento Evolutivo e resgata o conceito de heterocronia, que havia caído em desuso com a derrocada da "lei biogenética fundamental" de Haeckel, mostrando como ele pode explicar a mudança evolutiva em conjunto com a seleção natural.
The gene: an intimate history de Siddharta Mukherjee, 2016, 592 pp., Scribner International
Neste livro o autor conta um pouco da história da hereditariedade, começando por Pitágoras e Aristóteles, passando pela elaboração da teoria da seleção natural de Darwin e o seu ponto fraco, isto é, a ausência de uma teoria adequada sobre hereditariedade (Darwin propôs a teoria da pangênese para explicar a transmissão das características dos pais para os filhos e para explicar a origem da variação, porém, essa teoria foi "mortalmente" desbancada por críticos seus contemporâneos), e como um obscuro monge em um obscuro monastério da Bohemia (Brno, na República Tcheca), chamado Gregor Mendel, desvendou um dos maiores mistérios da humanidade, como ele foi ignorado e esquecido por cerca de 35 anos, como seus trabalho foi redescoberto e o impacto que a nascente ciência da genética gerou ao longo do século XX, tanto nos aspectos revolucionários positivos dessa ciência, como os negativos, pois ao mesmo tempo que a genética ajudou a entender melhor os mecanismos da hereditariedade, ela serviu como munição para o desenvolvimento de uma nova ciência, a Eugenia. O autor conta um pouco da história de Francis Galton, primo de Charles Darwin, seus interesses científicos e sua cruzada para criar, elaborar e difundir a eugenia na Inglaterra. Mostra também como, rapidamente a nova ciência difundiu-se rapidamente pela Europa e pelos Estados Unidos e quais foram as consequências dramáticas da aplicação dessa ciência nas políticas públicas dos países mencionados acima.
Finalmente, o autor conta um pouco da história da descoberta da estrutura do DNA e também explica como surgiram os testes de QI, suas aplicações, como está institucionalizado nos Estados Unidos e quais são suas falhas. O autor faz ainda uma crítica o livro The Bell Curve (A curva do Sino) de Richard Hernnstein e Charles Murray (1994), que causou bastante polêmica nos anos noventa ao afirmar que os brancos são mais inteligentes do que outros grupos étnicos, em uma das demonstrações mais persistentes do uso inadequado da linguagem dos genes.
A leitura de bons livros continua a ser a melhor arma contra a ignorância e contra a desinformação.
Boa leitura a todos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário