quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

DIVULGAÇÃO

No ano de 2000, um grupo de quatro professores, todos vinculados às Ciências Biológicas, professores e pesquisadores, motivados a debater e incentivar a discussão cientifica de temas pungentes e polêmicos entre o corpo docente e discente, decidiu se reunir em uma periódica roda de conversa. Estimulados pelo café e pela companhia de outros que pensavam igual, criaram um pequeno projeto de debates chamado de “Sarau Cientifico”. Cerca de dois anos depois, os mesmos professores reuniram-se, entre uma aula e outra, para conversar sobre temas um pouco mais específicos, direcionados para a história e filosofia da biologia.
Os esboços de um pensamento evolutivo podem ser encontrados nos escritos dos filósofos da Grécia antiga, como Anaximandro e Empédocles, porém, somente há pouco mais de duzentos anos ele foi abordado de forma sistemática e abrangente nas obras de Lamarck e Darwin. Poucas são as publicações de autores brasileiros que tratam desse assunto tão complexo e fascinante, o que levou o Grupo da Realidade a abordá-lo e endossá-lo dos pontos de vista científico e filosófico, mergulhando na mente de importantes personagens que derivaram diferentes visões, embora convergentes, sobre esse pensamento.
O livro pode ser encontrado nas principais livrarias virtuais.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

O ano de 2018 marcou o fim de um ciclo para mim pessoalmente, pois não estou mais vinculado a nenhuma instituição de ensino superior. Não sei se voltarei a esse segmento do mercado de trabalho, pois tudo dependerá das oportunidades que surgirem. Foram quase 27 anos de atividades relacionadas ao ensino e à pesquisa, incluindo um pequeno período no ensino público estadual (fundamental e médio). Por um lado, as preocupações são enormes, pois a falta de uma fonte de renda traz incertezas, mas por outro lado, novas janelas são abertas para pensar em novos empreendimentos.
Considerando as tecnologias disponíveis atualmente e seguindo a onda que vemos todos os dias nas redes sociais, vou aderir a esse modo de comunicação e escrever textos e produzir vídeos para publicação nos meios disponíveis (Blogger e Youtube). Vou oferecer também serviços de assessoria e consultoria para assuntos relacionados à Biologia. Essas serão as maneiras com as quais exercerei minhas funções de pesquisador e educador, fora dos circuitos tradicionais de ensino e pesquisa, hoje tomados pelas demandas do "mercado", seja lá o que isso signifique.
Conto com a participação de todos. Opinem, dêem sugestões e divulguem.
Grande abraço!!